Materiais para fazer laços

Nesses tempos de dificuldades, tanto financeiras como sociais, precisamos nos concentrar e nos dedicar a atividades que de alguma forma nos deem prazer. A terrível pandemia que vivemos, nos fez refletir sobre isso e, muitas pessoas descobriram que o artesanato pode ser uma boa alternativa.


Dentro das inúmeras possibilidades, produzir laços pode se tornar uma terapia e uma boa fonte de renda. Mas por onde começar? Quais materiais são necessários? Vamos te ajudar com essas e outras dúvidas que podem surgir.


Um bom começo é olhar quais materiais você já possui, para que o investimento inicial seja o menor possível. Verifique tudo que você tem em casa e que pode ser utilizado. Sobras de materiais utilizados para decoração de Natal ou para embalar algum presente, podem ser muito úteis. Depois verifique aquela caixa antiga de itens de costura guardada a tempos no fundo do armário. Com certeza todas temos uma dessa em casa.

Comece separando as ferramentas. Serão necessários uma tesoura comum ou de arremate, agulha de costura, alfinete ou prendedores de papel e uma pistola de cola quente. Esse último item pode até ser dispensado para os primeiros trabalhos, mas certamente será bastante útil depois. Em seguida, linha de costura (de pipa ou nylon. Qualquer um desses serve). Você irá precisar de uma cola instantânea ou de silicone líquido. Depois, pode ir adquirindo outros tipos de cola conforme for ampliando a variedade de trabalhos.


Agora vamos as fitas. Comece fazendo testes com resto de fitas que você já tenha em casa. São poucas as pessoas que já fazem laços lindos na primeira tentativa. Não se frustre se não der certo de primeira. Depois, ou se não tiver nada de fita em casa, compre pequenas quantidades, mas de materiais diversificados. Assim você pode testar e ver quais tipos de fitas você tem mais facilidade de trabalhar. Gorgorão e cetim são os tipos mais usados, mas tem muitas outras opções no mercado. As larguras também variam bastante. O ideal é um kit de fitas variadas. Por último você vai precisar de acessórios (tiaras/diadema/arcos, presilhas, elásticos e meias de seda). sempre em pouca quantidade, mas com variedade, pelos mesmos motivos que falamos sobre as fitas.

Foto: Filó Materiais


Resumindo: para começar a fazer laços você vai precisar inicialmente de apenas 8 itens:
01 – Tesoura comum ou de arremate
02 – Agulha de costura
03 – Alfinete ou prendedores de papel
04 – Pistola de cola quente.
05 – Linha de costura (de pipa ou nylon)
06 – Cola instantânea ou de silicone líquido
07 – Fitas variadas
08 – Acessórios


Pronto! O próximo passo é escolher um modelo básico e começar a treinar. Nesse momento, se preocupe em ganhar habilidade e exercitar sua criatividade. Faça os laços e mostre para seus amigos ou familiares. Aceite e peça opiniões sinceras e continue praticando. Quando achar que tem peças bem acabadas e bonitas, coloque um preço justo e comece a oferecer a possíveis clientes.


A partir disso, o caminho é natural. Com a prática, seus trabalhos irão ficar cada vez mais lindos e sofisticados e você poderá ampliar os matérias e diversificar os modelos. Agora pode investir em acabamentos e em ferramentas que irão profissionalizar seu artesanato, como:


01 – Manta de strass
02 – Pérolas e meia pérola
03 – Apliques
04 – Lonita
06 – Máquina de cortar e selar fitas


Também pode investir em embalagens e ampliar a variedade de produtos como pulseiras e chaveiros.
Seguindo essas dicas, certamente você não irá gastar muito para começar e nem ficar com produtos encalhados que não tem saída. Comprar aos poucos é interessante, pois você vai formado sua clientela e comprando só produtos que irão agradar.


Esperamos ter ajudado e se precisar de um kit iniciante completo, visite nossa loja online www.filomateriais.com.br . Desejamos muito sucesso com seus trabalhos!

Deixe uma resposta