Com que cor?


Com tantas opções de fitas no mercado, quem nunca ficou na dúvida de que cor usar? É normal surgir dúvidas sobre isso. Fazer combinações de cores exige bom-senso e um pouquinho de técnica, mas te ajudarão a criar lindas e inusitadas peças, valorizando ainda mais sua arte. Esse guia vai ensinar tudo que você precisa saber e isso será um grande diferencial para seus trabalhos.

Primeiro você precisa conhecer o círculo cromático. Ele contém as cores PRIMARIAS e SECUNDÁRIAS. Também é possível separar as cores frias,
mais sóbrias e que permitem combinações cheias de elegância, das cores quentes, as quais possuem a característica de se destacar.

Conhecendo o círculo, você pode fazer combinações:

Monocromáticas: Utilização de variações de tonalidade dentro da mesma cor. É uma combinação fácil por não apresentar contraste e não ser vibrante.

Foto: Andréia da Rocha

Análogas:  Utilização de uma cor primária que irá dominar a combinação e outras duas cores “vizinhas” para alegrar e enriquecer. Essa composição também é fácil de fazer, como a monocromática, porém é mais alegre e rica. Uma dica importante evitar a mistura de cores quentes e frias na mesma harmonia.

Foto: Andréia da Rocha

Complementar:  É a combinação de cores opostas do círculo cromático, geralmente sendo uma cor quente e outra fria. São misturas que contrastam e, por isso, chamam atenção. O ideal é destacar uma cor e utilizar a outra para fazer detalhes.

Foto: Andréia da Rocha

Triangulação:  A combinação de três cores com a mesma distância entre si no círculo, ou seja, a forma de um triângulo. Essa combinação é equilibrada e cheia de contrastes, o que resulta num efeito visual bem diferente e moderno.

foto: Andréia da Rocha

Cores Neutras: As cores neutras combinam praticamente com tudo, deixam o laço harmónico. Branco, preto, cinza, marrom e seus diferentes tons, são consideradas cores neutras.

Foto: Andréia da Rocha

Agora que você já sabe um pouco mais sobre a teoria das cores, é só fazer alguns teste e encantar suas clientes.

Deixe uma resposta